terça-feira, 31 de julho de 2018

JORNADA PEDAGÓGICA 2017

Nesse ano, a 8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil teve como tema: “O pedagógico de Tudo e de Todos... Leitura e Escrita na Educação Infantil“. Mais uma oportunidade para refletirmos sobre as nossas práticas, memórias, vivências e experiências com nossos pequenos... Pensamos juntos sobre nossas crianças, que SÃO mais que alunos, são CRIANÇAS... prontas e não em processo... prontas para explorar, descobrir, experimentar, vivenciar e ousar... ousar ler, ousar escrever e se sentir seguras para isso, sempre que isso partir delas... de seu interesse profundo... Pensamos em nosso dia-a-dia com elas e constatamos na prática o que nosso Mestre Paulo Freire disse: “A Leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
Juntos ratificamos que a Brincadeira é uma condição da Educação Infantil, uma experiência de cultura. Assim como a relação com as famílias é uma condição do nosso trabalho como professores e educadores. E há que se ter muita sensibilidade nessas relações: Olhar atento, escuta apurada, formação continuada, discurso convicto e busca por parceria... "porque juntos vamos devagar, mas chegamos muito mais longe..." Juntos!
Foram 5 dias de Formação e Reflexão com Referências maravilhosas em Educação Infantil, dentre elas: Professora Mônica Correia e Professora Sônia Kramer. Mas, Cinco dias de estudos? Em MEADOS de Julho, quando nosso corpo e mente anseiam por um descanso, por uma pausa, por um “emergir e tomar fôlego”? Sim!!! E um dos frutos que colhemos ao final dessa Jornada, além de todas as trocas, foi adquirirmos a certeza de que o que nos torna Professores/Educadores da Educação Infantil, e por que não dizer, ESPECIAIS, é a possibilidade de “aprendermos juntos”, com nossas crianças, com suas famílias, com nossa equipe, com nossos parceiros da EI! Ufa! Concluímos! Foi um prazer! JPEI: Ano que vem tem mais! (Tomara!)























Encontros do Conto 2017


É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17)



O Encontro do Conto é um de nossos projetos mais recentes... Em 2015 nasceu em nosso coração o desejo de resgatar o hábito de reunir as crianças em grandes grupos para ouvir contos, histórias, lendas... Costume comum na cultura africana, onde a os “Griôs” eram os responsáveis por contar às crianças as histórias de seus povos... Sendo assim,  todas as últimas quintas-feiras de cada mês, estão todos convidados! Nossos professores assumem o papel de Contadores, e narram uma boa história para nos fazer viajar no avião da imaginação.

Melhores Momentos de 2017