Desde o ano letivo de 2007, quando a escola concluiu a elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico, temos adotado, a cada ano, um Projeto Norteador, cujo objetivo principal é tornar-se um fio condutor dos projetos de trabalho a serem desenvolvidos por cada turma, garantindo, por um lado, a unidade esperada em uma escola que trabalha de forma integrada e, por outro, a diversidade desejável a uma escola que procura atender às diferenças de cada turma e de cada professor.
Nestes projetos, adotamos sempre temáticas amplas, que nos permitam explorar diversos subtemas, de acordo com os interesses e necessidades de cada turma. Sendo assim, para este ano letivo de 2013, o nosso Projeto Norteador: “DESCOBRINDO O
MUNDO NUMA EXPLOSÃO DE CORES”, se baseará na atuação das cores para o
desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. As cores
fazem parte do nosso dia-a-dia, e são imbuídas de simbologia e significados, permitindo
que as crianças, utilizando as diferentes linguagens, observem, experimentem, explorem,
criem e construam seu próprio significado.
Dentre as atividades previstas inicialmente, algumas foram pensadas para acontecerem coletivamente, seja por turno, grupos de turma ou por todos da escola. No primeiro caso, fizemos a apresentação do Projeto por meio da história “O Menino e o Muro”, através do teatro de fantoche.
A analogia que desejamos com esse teatro de fantoche é de que as crianças percebam que as cores e formas estão presentes em todos os ambientes em que vivemos.
Dentre as atividades previstas inicialmente, algumas foram pensadas para acontecerem coletivamente, seja por turno, grupos de turma ou por todos da escola. No primeiro caso, fizemos a apresentação do Projeto por meio da história “O Menino e o Muro”, através do teatro de fantoche.
A analogia que desejamos com esse teatro de fantoche é de que as crianças percebam que as cores e formas estão presentes em todos os ambientes em que vivemos.
Após o teatro, as crianças participaram de uma Roda de Conversa, onde puderam conversar sobre a história, o que mais gostaram e o que despertou como ponto principal. Em seguida, os alunos foram para sala e cada turma confeccionou o seu "muro", utilizando diferentes técnicas de arte.
Em outro momento, as crianças participaram da experiência das frutas. Através de atividades que desenvolvam as percepções tátil, visual, olfativa e gustativa, os alunos puderem vivenciar cores, formas, texturas, cheiros e gostos diferentes.
' Além de saborear à vontade as frutas e a salada de frutas,,,
Essa turminha dá um trabalho...
ResponderExcluir