sexta-feira, 31 de maio de 2013

28 DE MAIO - DIA DO BRINCAR

        No dia 28 de maio a nossa escola comemorou o Dia Internacional do Brincar com muita diversão.
        Brincamos de roda...
     
           Ciranda...
   
      Confeccionamos e nos divertimos muito jogando aviões de papel...
     

    
    

   A peteca foi um sucesso para as crianças...
   
   
       

    E para os adultos também!!!
      


  

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PROJETO NORTEADOR 2013: DESCOBRINDO O MUNDO NUMA EXPLOSÃO DE CORES!!!


Desde o ano letivo de 2007, quando a escola concluiu a elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico, temos adotado, a cada ano, um Projeto Norteador, cujo objetivo principal é tornar-se um fio condutor dos projetos de trabalho a serem desenvolvidos por cada turma, garantindo, por um lado, a unidade esperada em uma escola que trabalha de forma integrada e, por outro, a diversidade desejável a uma escola que procura atender às diferenças de cada turma e de cada professor.
Nestes projetos, adotamos sempre temáticas amplas, que nos permitam explorar diversos subtemas, de acordo com os interesses e necessidades de cada turma. Sendo assim, para este ano letivo de 2013, o nosso Projeto Norteador: “DESCOBRINDO O MUNDO NUMA EXPLOSÃO DE CORES”, se baseará na atuação das cores para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. As cores fazem parte do nosso dia-a-dia, e são imbuídas de simbologia e significados, permitindo que as crianças, utilizando as diferentes linguagens, observem, experimentem, explorem, criem e construam seu próprio significado.


         Dentre as atividades previstas inicialmente, algumas foram pensadas para acontecerem coletivamente, seja por turno, grupos de turma ou por todos da escola. No primeiro caso, fizemos a apresentação do Projeto por meio da história “O Menino e o Muro”, através do teatro de fantoche. 
A analogia que desejamos com esse teatro de fantoche é de que as crianças percebam que as cores e formas estão presentes em todos os ambientes em que vivemos.
   
           
              Após o teatro, as crianças participaram de uma Roda de Conversa, onde puderam conversar sobre a história, o que mais gostaram e o que despertou como ponto principal. Em seguida, os alunos foram para sala e cada turma confeccionou o seu "muro", utilizando diferentes técnicas de arte.
                
        
        
              
                  
       
                   
           
           

        Em outro momento, as crianças participaram da experiência das frutas. Através de atividades que desenvolvam as percepções tátil, visual, olfativa e gustativa, os alunos puderem vivenciar cores, formas, texturas, cheiros e gostos diferentes. 
         
              
                     
                                                       

'              Além de saborear à vontade as frutas e a salada de frutas,,,