segunda-feira, 15 de junho de 2015

PROJETO NORTEADOR 2015

Projeto Norteador 2015
"CANTANDO E BRINCANDO: CONSTRUÍMOS HISTÓRIAS!"

    De alguns anos para cá, começamos a perceber que cada vez mais, as crianças estão se distanciando das brincadeiras infantis e cantigas de roda, trocando momentos de interação com os amigos, pelo isolamento com brinquedos tecnológicos.
   Através da música e da brincadeira, junto aos amigos, os pequenos conseguem se expressar, exteriorizar alegrias, tristezas e emoções. Aprendem a dividir, a compartilhar, a respeitar e se relacionar com o outro. 
   Sabendo da importância da música e da brincadeira para o desenvolvimento global da criança, decidimos por desenvolver neste ano de 2015, o projeto “Cantando e brincando: construímos histórias!”, onde vamos explorar a música e a brincadeira como ferramenta para descobrir e aprender coisas novas.


 

E nada melhor do que começar a brincadeira com as obras do artista Ivan Cruz, que retrata em suas telas, as brincadeiras como: pião, bola, roda, amarelinha e mais de 100 trabalhos que revivem a sua infância.

              
   
                     
  Para dar início ao projeto, pensamos em voltar no tempo, resgatando não só músicas e brincadeiras antigas, como outras fontes que relembrassem a infância. Foi então, que construímos um túnel do tempo, com a exposição de brinquedos, fotos, meios de comunicação e vários objetos que remetessem à nossa infância, assim como a dos responsáveis, e também um pouco da atualidade dos nossos alunos, contrapondo assim o presente e o passado.
     No primeiro momento, as crianças assistiram o vídeo: "A máquina do tempo", com a turma da Mônica. Após o vídeo, fomos para o tão esperado túnel do tempo. Neste dia, somente as crianças conheceram e exploraram este espaço, e posteriormente essa visita foi feita com a presença dos pais, junto com os alunos. Após a visita, os responsáveis foram convidados a participar de uma Roda de Conversa, onde puderam, relatar as lembranças da sua infância. Foram momentos valiosos, que evidenciaram muita emoção.


ASSISTINDO O VÍDEO "A MÁQUINA DO TEMPO" 
COM A TURMA DA MÔNICA









NOSSO TÚNEL DO TEMPO.      
                                                               










HORA DE EXPLORAR NOSSO TÚNEL DO TEMPO!



























        




















AGORA É A VEZ DA FAMÍLIA E OS ALUNOS ENTRAREM NO TÚNEL E REVIVEREM BONS MOMENTOS...






















HORA DE RECORDAR...
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA.














"Lembranças da infância são incomparáveis
São experiências desejadas e vividas
Momentos de uma época das mais confortáveis
Estímulos de amor para resto da vida."
                                                                      
                                                                                          Djalma CMF




Nenhum comentário:

Postar um comentário