quarta-feira, 29 de agosto de 2018

VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil - 10 a 14 de Agosto de 2017


Nesse ano, a 8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil teve como tema: “O pedagógico de Tudo e de Todos... Leitura e Escrita na Educação Infantil“. Mais uma oportunidade para refletirmos sobre as nossas práticas, memórias, vivências e experiências com nossos pequenos. Pensamos juntos sobre nossas crianças, que SÃO mais que alunos, são CRIANÇAS... prontas e não em processo... prontas para explorar, descobrir, experimentar, vivenciar e ousar... ousar ler, ousar escrever e se sentir seguras para isso, sempre que isso partir delas... de seu interesse profundo... Pensamos em nosso dia-a-dia com elas e constatamos na prática o que nosso Mestre Paulo Freire disse: “A Leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
Juntos ratificamos que a Brincadeira é uma condição da Educação Infantil, uma experiência de cultura. Assim como a relação com as famílias é uma condição do nosso trabalho como professores e educadores. E há que se ter muita sensibilidade nessas relações: Olhar atento, escuta apurada, formação continuada, discurso convicto e busca por parceria... "porque juntos vamos devagar, mas chegamos muito mais longe..." Juntos!
Foram 5 dias de Formação e Reflexão com Referências maravilhosas em Educação Infantil, dentre elas: Professora Mônica Correia e Professora Sônia Kramer. Mas, cinco dias de estudos? Em MEADOS de Julho, quando nosso corpo e mente anseiam por um descanso, por uma pausa, por um “emergir e tomar fôlego”? Sim!!! E um dos frutos que colhemos ao final dessa Jornada, além de todas as trocas, foi adquirirmos a certeza de que o que nos torna Professores/Educadores desta Etapa, e por que não dizer, ESPECIAIS, é a possibilidade de “aprendermos juntos”, com nossas crianças, com suas famílias, com nossa equipe, com nossos parceiros da EI! 
Ufa! Concluímos! Foi um prazer! JPEI: Ano que vem tem mais! (Tomara!)

#digaxnajpei #edianibalmachado #educacaoinfantil #eidequalidade #compromisso #formacao #sme #rio #geisme



















Nenhum comentário:

Postar um comentário